Todo mundo quer fornecer melhor conteúdo para suas páginas web, fazer projetos atraentes, trabalhar em SEO, etc … Mas deixar de lado uma das coisas mais importantes, fazer com que a web carregue de forma rápida e eficiente possível
Vou lhe dar algumas dicas para ganhar alguns milissegundos (até mesmo segundos) no carregamento de sua página web.
A primeira coisa que devemos tomar como base, é um medidor de carga do nosso site. Por exemplo, eu gosto muito de PINGDOM TOOLS, onde você pode ver o tempo de carregamento.
Uma vez que sabemos o tempo de carregamento atual, começamos a introduzir melhorias, para aumentar a velocidade de carregamento.
– Escolha o servidor da Web que melhor atenda às nossas necessidades.
Muitas vezes o tempo para fazer uma página web, um elemento que muitas pessoas não prestam atenção, é o “onde” para hospedá-lo. É claro que um blog pessoal que pode ter visitas muito limitadas, não é o mesmo que um site da empresa, loja online, etc., que pode ter muitas visitas. Portanto, vale sempre a pena procurar um servidor ou serviço de hospedagem que atenda às nossas necessidades de carregamento e acesso
– Use o cache do navegador.
Através do seu arquivo .htaccess, ele indica que tipo de arquivos você deseja armazenar no navegador de seus visitantes e o horário desse armazenamento em cache. Arquivos, css, js, jpg, png, etc … Isso economizará muito tempo de carregamento.
– Use o entendimento do Gzip.
Comprimir com o Gzip os arquivos da sua web. Se você compactá-los, poderá economizar até 70% do tamanho deles, com o consequente aumento na velocidade de download.
Ele usa javascripts externos.
A maior parte da web atual, usa bibliotecas do tipo javascrips jQuery, mootools, etc … Bom então se ao invés de carregar esses arquivos do nosso servidor usarmos repositórios externos, ganharemos mais velocidade.
– Reduzir o peso de suas imagens.
Há momentos em que enviamos imagens com 1300 px de tamanho e mostramos 350 px. Quando uma imagem deve pesar 45KB, ela pesa quase um Mega. Olhe atentamente para esse tipo de coisa.
– Elimina chamadas para arquivos “inúteis”.
Há momentos em que uma única página da Web faz mais de 50 chamadas para arquivos, sejam eles css, js, etc … bem, muitas dessas chamadas são inúteis, ou seja, elas não fazem nada, seja porque são herdadas de um modelo antigo ou porque nós fizemos “copiar e colar”. Bem, então, se você excluir essas chamadas para esses arquivos, ganharemos um precioso tempo de carregamento.
– Carregamento paralelo de arquivos.
Para reduzir o tempo de carregamento do nosso site, podemos reduzir o número de solicitações para o nosso servidor web. Podemos conseguir isso usando um ou mais servidores para carregar elementos estáticos do nosso site. Bem como imagens, arquivos CSS, arquivos JavaScript, etc.
– Otimize e elimine o código fonte desnecessário.
Às vezes, em nossas páginas da Web, herdamos código-fonte de outros sites mais antigos que usamos como modelos e isso é absolutamente inútil, e isso resulta em seu maior peso e na velocidade de carregamento com a qual nossa página da Web mostrará os diferentes navegadores .
Otimizações que eu descartaria.
Em muitas postagens que você encontra na Internet sobre dicas para acelerar o carregamento de nossas páginas da web, tenho visto várias dicas que descartaria por minha própria experiência, já que elas podem fazer com que seu site não seja carregado e exibido corretamente. Essas dicas são: Adiar o carregamento de arquivos .css e .js para o final do seu site, combinar arquivos .css e .js, carregar arquivos JavaScript assíncronos etc. Esses métodos podem tornar sua carga da web mais rápida, mas é mais provável que ela não seja exibida corretamente
Estas são apenas algumas dicas para aumentar a velocidade de carregamento. Há muito mais coisas a serem consideradas. Na verdade, a página que eu disse a você antes das ferramentas do pingdom, orienta você no processo de otimização da sua página da web.